Caso Nominativo - Singular ALEMÂO

07/03/2017 18:07

Olá pessoal,

muita gente tem dificuldade em aprender os casos do alemão. Já ouvimos por aí muita gente dizer que desistiu de aprender alemão por saber que há declinações e que são terrivelmente difíceis de aprender.

NADA MAIS LONGE DA VERDADE...

Vou tentar dar uma esclarecida nos casos. É verdade que em Português quase não há mais casos. Mas há os que se mantiveram nos pronomes pessoais.

Uma palavra muda de caso (ou declina) quando esta assume outra função sintática na frase. Em Português, isso ocorre apenas com os pronomes pessoais...

Veja em Português quantas maneiras diferentes existem para se expressar a primeira pessoa do singular...

EU AMO VOCÊ (EU)
VOCÊ ME AMA. (ME)
VOCÊ PRECISA DE MIM? (MIM)
ELA FALOU COMIGO. (*MIGO???)

Pq que não se diz: ELA FALOU COM EU?!?!?! Ou ... ELA FALOU COM MIM?? Ou ELA FALOU COM ME???? Entendeu!?!?! A palavra muda de forma de acordo com as outras palavras da frase... Eu vira ME qdo é uma objeto direto (no caso, do verbo AMAR). Depois de preposições (ou seja, em objetos indiretos) EU vira MIM.. DE MIM, POR MIM, ATÉ MIM, SEM MIM etc.. Mas com a preposição COM, temos a forma COMIGO!

Em Alemão o princípio é o mesmo! Às vezes as palavras vão assumir determinadas formas por causa do verbo, às vezes por causa da preposição. A diferença é que isso não acontence apenas com os pronomes pessoais e sim com ARTIGOS, SUBSTANTIVOS (em menor grau), ADJETIVOS e outras palavras variáveis.

Der Mann wohnt hier. Ich kenne den Mann.
(O homem mora aqui. Eu conheço o homem).
DER virou DEN pois agora MANN é o complemento do verbo KENNEN... e assim por diante!
Ich spreche mit dem Mann.
(Eu falo com o homem).
DER virou DEM pois agora MANN vem depois da preposição MIT..

Entendem?!?!!

Pra dominar as declinações em alemão, o aluno precisa:
- saber as formas que uma palavra pode assumir.. (e não são muitas)...

Por exemplo: o artigo FEMININO SINGULAR só tem duas variantes... DIE (no Nominativo e no Acusativo) ou DER (no Dativo e Genitivo). Ou seja, se vc vê uma palavra feminina (ex.: FRAU - mulher) e colocar DEM FRAU, o problema não está no entendimento dos casos. O problema é que o aluno ainda nem aprendeu as formas do artigo definido, então faz uma grande salada.

Nosso conselho: APRENDA AS FORMAS... depois que souber todas muito bem, comece a treinar pra ver se há dúvidas no uso dos casos... (não das formas).

Fonte: Aprender Alemão